quinta-feira, 17 de abril de 2014

Eu li! | O rapaz e o robô

Olá, chamo-me Alexandra e venho apresentar um dos livros do PNL. 

Este conto foi escrito por Luísa Ducla Soares e chama-se
 "O rapaz e o robô".
Este é um livro de aventuras que nos fala de um rapaz que arranjou um robô que o substituísse nas situações mais desagradáveis, nomeadamente nas provas de Matemática.
As personagens são: o rapaz, o robô, a mãe, o pai do rapaz, Dr. Inventino, o cão e a D. Leopoldina.
A personagem que mais me agradou foi o robô, porque era simpático, paciente, educado, tinha excelente notas, ajudava o pai do rapaz e obedecia a todas as ordens. Na mina opinião, penso que deveriam lê-lo, pois a história é muito interessante.

Alexandra Margarida Cardoso Marques
6.º D, 19


Ontem, a nossa escritora escreveu no seu Facebook acerca da importância da saudação que pode iluminar-nos um dia nublado e aquecer-nos o coração.
Vamos lê-la?

O Sol nasce, tantas vezes encoberto por nuvens , e quem nos deseja um bom dia ? Uma boa tarde, uma boa noite ? Muitas vezes, só o computador que está programado para a saudação: Wellcome. E eu fico-lhe grata porque alguém que programou um robô sabia que uma palavra amiga vale tanto como uma estrela e, em certos momentos, nos pode salvar. Bom dia, computador, e obrigada !  Bom dia a todos os que abrirem este facebook e aos que não o abrirem . Que este dia seja feliz para vocês e lembrem-se também que, em casa, no emprego, num consultório, na rua há pessoas à espera do vosso sorriso, do vosso BOM DIA.

Vamos conhecer Luísa Ducla Soares? 



Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa, a 20 de julho de 1939. É uma escritora essencialmente dedicada à literatura infanto-juvenil, com mais de 100 obras publicadas.
Nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939 e licenciou-se em Filologia Germânica. Iniciou a sua actividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido directora da revista de divulgação cultural "Vida" (1971/72). Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, "Contrato", em 1970. Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976/78). Trabalhou desde 1979 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua actividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal. Aí organizou numerosas exposições, tendo sido assessora desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica até Julho de 2009.
Orientando-se preferencialmente para a literatura destinada a crianças e jovens, publicou já 100 obras. É sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança. Tem escrito guiões televisivos e preparou diversos sites de Internet, nomeadamente os da Presidência da República durante o mandato de Jorge Sampaio. Tem elaborado para o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, para o Ministério da Educação e Fundação Gulbenkian diversas publicações selectivas da literatura infantil nacional e internacional. Vários poemas seus foram musicados, tendo sido editado em 1999 um CD com letras exclusivamente de sua autoria musicados por Susana Ralha. Intitula-se 25 por ser constituído por 25 canções e se integrar na comemoração dos 25 anos da Revolução de 25 de Abril. Junto de escolas e bibliotecas desenvolve regularmente acções de incentivo à leitura. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos. 

Recusou, por motivos políticos, o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho l que o SNI pretendeu atribuir-lhe pelo livro " História da Papoila " em 1973. Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-85 por " 6 Histórias de Encantar" e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996. Em 2004 foi seleccionada como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.

in https://www.facebook.com/pages/Lu%C3%ADsa-Ducla-Soares/167403031176?id=167403031176&sk=info

Sem comentários:

Enviar um comentário